Na depilação a laser, já aconteceu do seu cliente terminar as sessões de depilação a laser e mesmo utilizando as técnicas corretas, não ter o resultado esperado?
Na depilação a laser, a classificação do Fototipo de pele para a entrega da energia correta é de fundamental importância para alcançar o resultado satisfatório e para evitar intercorrências como queimaduras, que é ocasionada por uma potência maior do que a pele pode suportar e dependendo do grau da queimadura pode formar: crostículas, bolhas e pontos escurecidos.
No ano de 1976, o médico dermatologista americano Thomas B. Fitzpatrick classificou a pele humana em seis tipos que é utilizada mundialmente até hoje nos tratamentos estéticos, essa classificação conta com uma tabela e uma ficha de avaliação para a soma do resultado.
Alguns profissionais utilizam na avaliação outros métodos, como um equipamento digital que analisa o fototipo de pele através do disparo de um flash de luz de Wood e o sensor capta a quantidade de melanina presente e realiza a classificação da pele na região, dentro da escala que vai até o Fototipo VI.
Régua de fototipo para depilação a laser
Para garantir a avaliação correta na depilação a laser, alguns profissionais fazem uso também da régua ilustrativa da linha Fiber utilizada para delimitar a região de j/cm2 com quadrantes de tamanho 10cmx10cm.
Na segunda geração da linha Fiber, o equipamento conta com 20% a mais de potência quando comparado ao modelo anterior, portanto isso possibilita ter mais produtividade e os profissionais tem a opção de atender com os quadrantes de tamanho maior 10cmx30cm para aplicação em áreas grandes e quadrantes de tamanho 10cmx20cm para aplicação em áreas médias e por isso, a soma de maior potência com maior Spot Size permite que o Fiber Evo acumule as energias de forma rápida.
Com isso, o operador realiza um maior número de procedimentos em menor tempo e otimizando a sua agenda de aplicações na depilação a laser.
Cursiosidade
Atualmente no Brasil só do Fototipo IV temos 81 tons de pele.
Pensando nisso, utilizamos três estratégias para garantir a avaliação correta e eficaz na depilação a laser:
1° No primeiro momento, precisamos entender como a pele do paciente fica quando se expõe ao sol
2° No segundo momento, qual a etnia do nosso paciente? Pessoas com descendência oriental, indígena e negra retinta possuem maior facilidade na absorção do calor
3° No terceiro e último do processo de avaliação, após classificar o Fototipo de pele precisamos observar o Fototipo da região a ser tratada.
A linha Fiber devido ao modo híbrido, com a opção de aplicação no modo pontual e varredura no mesmo equipamento, atende todos os fototipos de pele para a depilação a laser.
O Laser tem uma interação com o tecido biológico e na zona de pigmento nós temos os melanócitos que se encontram na camada basal sintetizando melanina e depositando nas camadas mais superiores: granulosa, espinhosa e córnea.
O epitélio tem um terço de espessura quando comparado com uma folha de sulfite, quando se trata de um procedimento transdérmico se torna impossível aquecer a papila no folículo sem passar pela zona de pigmento, quanto maior o Fototipo desse paciente maior é o nosso desafio para atingir os nossos resultados e objetivos, portanto o laser aquece o que precisa, chegando a 65° na papila que é o nosso objetivo, mas não deixa de aquecer um pouco da zona de pigmento devido a afinidade do cromóforo melanina.
A zona de pigmento tem uma série de fatores, e dentre eles, quando o nosso corpo se expõe a alguma fonte de calor os melanócitos começam a sintetizar mais melanina cobrindo o núcleo da célula protegendo das luzes ultravioleta.
Por tanto, se tratando de fototipos altos, que naturalmente absorvem mais calor e uma das vantagens é que a linha Fiber conta com um cristal de aplicação revestido em liga metálica de alta densidade, que mantém a temperatura baixa durante toda a aplicação, o resfriamento chega a menos 5°C agindo como uma proteção da derme e proporcionado mais conforto e segurança para o paciente na depilação a laser.
Tabela de Fototipos cutâneos de acordo com a classificação de Fitzpatrick:
Tipo de pele | Descrição | Sensibilidade ao Sol |
Tipo I | Pele muito clara, sempre queima, nunca bronzeia. | Muito sensível |
Tipo II | Pele clara, sempre queima e algumas vezes bronzeia. | Sensível |
Tipo III | Pele menos clara, algumas vezes queima e sempre bronzeia. | Normal |
Tipo IV | Pele morena clara, raramente queima e sempre bronzeia. | Normal |
Tipo V | Pele morena escura, nunca queima e sempre bronzeia. | Pouco sensível |
Tipo VI | Pele negra, nunca queima, sempre bronzeia. | Insensível |
Como identificamos o fototipo para a depilação a laser?
Fototipo I – Extremamente branca, aqui no Brasil é o nosso Gringo
Esse Fototipo é o mais sensível aos raios solares. Pessoas com o Fototipo I nunca bronzeiam e quase sempre sofrem com queimaduras.
Fototipo II- Pele Branca
Esse Fototipo só fica vermelha quando se expõe aos raios solares, uma característica dessa pessoa é que a pele é naturalmente rosada e tem muita dificuldade de bronzeamento.
Na depilação a laser devido a pele não absorver calor com facilidade, a energia utilizada é sempre alta e acaba sendo raro queimar o Fototipo II
Fototipo III- Pele menos clara
Esse Fototipo perceber um pouco de confusão inicial, já que, ao ser exposto aos raios solares, tende a ficar vermelho, no entanto, com o passar dos dias, observa-se um processo de bronzeamento contudo, essa pele necessita de cuidados que envolvam energias mais intensas.
Fototipo IV– Pele Morena Clara
Esse Fototipo se caracteriza pelo bronzeado rápido, no período de trinta minutos ou uma hora de exposição aos raios solares
Nesse Fototipo a energia utilizada no laser começa a diminuir, devido a pele absorver calor com muita facilidade e o profissional deve estar atento no momento da aplicação quando o paciente relatar sensação de calor
Agora, você sabia que Fototipo IV- Nem sempre é uma pele morena? as vezes é uma pele branca descendente de oriental, que bronzeia no mesmo dia.
Fototipo V – Pele Morena Escura
Esse é o tipo de pele das morenas escuras ou negras claras esse Fototipo responde rapidamente a exposição solar garantindo um bronzeado duradouro
Como esse Fototipo absorve calor com muita facilidade a energia utilizada é menor e durante a aplicação deve priorizar a técnica com duração de pulso longo
Fototipo VI – Pele Negra
Esse é o último Fototipo da escala de Fitzpatrick, a sua pigmentação total vem pela grande quantidade de melanina produzida pelo corpo garantindo uma proteção natural aos raios solares
A energia utilizada será menor em relação ao Fototipo V e durante a aplicação também deve -se priorizar a técnica com duração de pulso longo
Na aquisição do equipamento Fiber Evo, os clientes recebem um mídia kit contendo todas as informações de cuidados pré e pós laser
Clique aqui e conheça o Fiber Evo